Sempra Edutec

Veja o que você aprenderá em cada uma das aulas este semestre!

  • Aula 1

    Apresentação da Sempra e do curso, primeira impressão (banco de STL com arquivos de 20 a 40 minutos). Explicação de softwares existentes para modelagem e para gerar STL. Formação de equipe antes da primeira impressão. Pedir para criarem um nome da equipe.

  • Aula 2

    Modelagem de nome no Blender e impressão do mesmo. Dicas de impressão (solução de problemas). Troca surpresa de filamentos para fazer o nome de outra cor. Perguntar sobre a logo de cada equipe. Pedir para levarem um desenho em formato jpeg da logo para a próxima aula.

  • Aula 3

    Teste de extrusão para calibração da impressora. Como calibrar e começo da modelagem dos emblemas.

  • Aula 4

    Término da modelagem e impressão. Enquanto imprime: falar de microcontroladores com foco em Arduino. Obter informações sobre o conhecimento prévio sobre programação e se já usaram Arduino ou Lego.

  • Aula 5

    Introdução à tecnologias aplicadas à robótica e o que é possível fazer com a plataforma Arduino.(pisca led, mover motor, falar de sensores).

  • Aula 6

    Modelagem e programação. Irá modelar para aprenderem a fazer o chassi do seguidor de linha, caso viram só programação em blocos, começo da migração do bloco para texto estruturado. Início da migração com pisca led e leitura de sensores.

  • Aula 7

    Modelagem e a parte de programação no Arduino será botão como entrada, simulando como funciona o fim de curso da impressora. Explicação dos tipos de variáveis. A montagem eletrônica será feita com os alunos usando protoboard.

  • Aula 8

    Criar o chassi pensando em encaixes para motor e posicionamento de sensores. Programação: usar bibliotecas, display lcd, sensor de temperatura, entrada analógica e digital.

  • Aula 9

    Motor de passo e motor de corrente contínua com programação e funcionamento de ambos, vantagens e desvantagens dos motores.

  • Aula 10

    Controle de velocidade do motor cc com PWM e encoder óptico rotativo para conseguir controlar bem para fazer as curvas do seguidor de linha.

  • Aula 11

    Explicação do sensor infravermelho, montagem no protoboard, ler os valores pelo serial monitor, falar que é usado em controle remoto e mostrar que pode raquear a TV.

  • Aula 12

    Entendimento do código de raquear a TV e início da montagem dos seguidores de linha.

  • Aula 13

    Lógica de programação do seguidor de linha para percorrer um circuito oval.

  • Aula 14

    Criar um cronometro com display de 7 segmentos para contar o tempo da volta do carrinho e como pode fazer para contar esse tempo.

  • Aula 15

    Testes e aprimoramento dos carros.

  • Aula 16

    Campeonato para ver quem consegue percorrer o circuito oval em menos tempo e montar um circuito mais complexo e testar o carro nesse circuito para ver se é necessário possível ajuste.

  • Aula 17

    Campeonato do seguidor de linha em circuito mais complexo montado na aula anterior.